Sobre a Racif

Já imaginou, dentro de dois meses, algo que existia apenas na imaginação se concretizar na vida real? Foi exatamente assim que surgiu a Racif, depois de um semestre de estudos no Sebrae/PE!

Uma decisão de muita responsabilidade e que envolveu e continua envolvendo muito investimento financeiro, físico, psicológico e emocional. Nossa primeira sede, por sinal, foi ao lado da escola de idiomas Portal Árabe/IBlend Idiomas, à qual somos eternamente gratos por todo aprendizado! Estas são as fotos da nossa primeira sala de aula:

Porém, um mês após a inauguração veio a pandemia! Um desafio que nos trouxe bastante experiência, resiliência e nos transportou para o universo das aulas online! Hoje percebemos que a Racif escolheu a sua própria forma de nascer. Ela não pediu licença, nem quis ser convencional (isso que dá uma aquariana com ascendente em gêmeos, não é?). Ela quis ser muito maior do que quatro paredes e ir além da comunicação somente face-a-face! Seguem abaixo, imagens da nossa sala de aula online (atualmente nossas aulas ocorrem por meio do aplicativo Zoom) e de alguns dos inúmeros eventos que já promovemos desde 2020.

Em seu primeiro ano, por sinal, a Racif voou e realizou workshops em terras sergipanas, onde fomos contratados pelos espaços El Shamss Danças e Hayffa Manzato. O convite partiu primeiramente da bailarina Anna Kadosh, que nos incentivou a divulgar nossas oficinas e workshops com metodologias criativas e inovadoras para ensino da dança e da música oriental.

Embora estivéssemos bastante apreensivos e em um ano em que ainda não existia vacina para o COVID-19, tomamos coragem e viajamos para mostrar o nosso trabalho! (como vocês podem observar, andamos pelo aeroporto parecendo dois alienígenas com face shield kkkkk). Graças a Deus e às precauções que todos tomaram, deu tudo certo!

Ao voltar para Recife, fomos homenageados pelo Restaurante Rihan, especializado em culinária Libanesa, com uma bebida chamada Dabke (nome dessa dança que tanto amamos!). Abaixo uma foto de show realizado também em 2020, no mês de aniversário do restaurante. Uma apresentação de dabke que realizamos seguindo todos os protocolos de segurança. A foto é ao lado dos sócios Thiago e Caio Rihan.

Em 2021 fomos bater virtualmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Bahia e até em outros países! Sob incentivo e em parceria com o SOS Bellydance, das bailarinas Lorena Farah e Gisa Xambre, realizamos o nosso primeiro Festival, que foi um sucesso!

A Racif é acolhedora, estudiosa, multicultural e criativa. Ela existe POR e PARA VOCÊS! Por aqui pregamos o ensino de danças orientais árabes e da percussão árabe de forma completa e consciente. Isso porque dançar e tocar bem envolve:



Curiosidade: de onde veio o nome da nossa escola?
Nossa identidade tem como inspiração a palavra árabe “ar-racif”, que deu origem ao nome dos famosos “arrecifes” de corais e, por sua vez, ao da nossa cidade (Recife-PE). Aqui defendemos que o ensino da dança e da música vai muito além de aprender passos ou a parte técnica (que, claro, é extremamente necessária! Mas ainda não é tudo!).